Escolas da cidade receberam nesta semana palestras e o espetáculo ‘Sarau’. Diga Não ao Trabalho Infantil! Esse é o tema de uma série de atividades que tiveram início neste mês de agosto em Araguari (MG). A cidade ocupa atualmente a 23ª posição no ranking das cidades brasileiras que utilizam trabalho infantil. Diante disso, entre os
Escolas da cidade receberam nesta semana palestras e o espetáculo ‘Sarau’.
Diga Não ao Trabalho Infantil! Esse é o tema de uma série de atividades que tiveram início neste mês de agosto em Araguari (MG). A cidade ocupa atualmente a 23ª posição no ranking das cidades brasileiras que utilizam trabalho infantil.
Diante disso, entre os dias 01 e 08 de Agosto, a Secretaria de Trabalho e Ação Social do município iniciou um ciclo de palestras em escolas públicas com o intuito de identificar locais onde o trabalho infantil acontece e também de conscientização com vistas à erradicação.
As palestras envolveram cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes e profissionais da área de Educação, e foram encerradas com a apresentação do espetáculo ‘Sarau’ do Grupo EMCANTAR.
Com foco em canções populares e brincadeiras, o espetáculo defende a infância como tempo de brincar, de aprendizado e convivência, reforçando a ideia de que criança não trabalha. O repertório alegre e lúdico também denota a importância de promover a cultura do brincar para a infância e adolescência, garantindo aos meninos e meninas seus direitos e deveres conquistados.
“Desde 1996, o Grupo EMCANTAR trabalha com a infância e pela infância. Para as crianças, buscamos criar espaços para o incentivo ao desenvolvimento pessoal, social e cognitivo em nossas oficinas, espetáculos e produtos. Aos adultos, reforçamos o convite para o cuidado com a infância e a adolescência, para assim formarmos redes de proteção a essas fases da vida. Por isso, fez todo sentido estarmos junto com a Secretaria de Trabalho e Ação Social nessa iniciativa e foi surpreendente presenciar o efeito positivo desse projeto nas escolas por onde passamos”, comentou Maíra Ávila, artista e coordenadora de comunicação do Grupo EMCANTAR.
Segundo a Secretária Municipal, Eunice Mendes, as ações iniciais de combate ao trabalho infantil foram bem sucedidas e terão continuidade. “Fechamos as primeiras ações com chave de ouro através da parceria com o Grupo EMCANTAR, que encantou a todos com músicas que nos remetem à infância e reforçam o tema do nosso projeto”, disse.
As ações de combate ao trabalho infantil em Araguari preveem ainda concurso de desenho e redação nas escolas, e a realização de um fórum sobre o assunto.
Conheça as escolas que receberam a ação nesta semana:
– E.E. Cel Lindolfo Rodrigues da Cunha (Distrito de Piracaíba)
– E.E. Artur Bernardes (Distrito de Amanhece)
– C.E.M. Rosa Mameri Rade (Zona Rural / Alto São João)
– E.E. Raul Soares (Centro)
– E.E. Madre Maria Blandina (Bairro Industrial)
– E.E. José Carneiro da Cunha (Bairro São Sebastião)
Mais sobre EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural cuja visão é fazer arte e encantar pessoas. Sua atuação se divide em duas frentes: Grupo artístico EMCANTAR; e EMCANTAR Social.
Em 20 anos de história, o Grupo Artístico EMCANTAR já realizou mais de 800 apresentações, incluindo passagem por Washington (EUA), já tendo atingido um público de cerca de 300 mil espectadores, com 18 mil produtos distribuídos, e seis álbuns lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família. Neste ano, o Grupo passa a contar com o patrocínio da empresa de soluções tecnológicas, Adaptive.
Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública. As atividades envolvem música, teatro, literatura, audiovisual e brincadeiras da cultura popular. O resultado são sete livros de autoria coletiva publicados, dois DVDs com produções audiovisuais, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como: Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL Araguari, dentre outros. Para saber mais, acesse: http://www.emcantar.org
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *