Erick Castanho comemora 15 anos de carreira com show Arché em Uberlândia

Erick Castanho comemora 15 anos de carreira com show Arché em Uberlândia

Espetáculo será dia 16/07 no Teatro Municipal. Ingresso é 1Kg de alimento não perecível para doação ao Núcleo Servos Maria de Nazaré.

Espetáculo será dia 16/07 no Teatro Municipal. Ingresso é 1Kg de alimento não perecível para doação ao Núcleo Servos Maria de Nazaré.


Depois da turnê ‘Elemental’ visitar seis estados e dois países em mais de 50 apresentações, Erick Castanho leva ao público junto com os Elementais uma experiência folk mundial: os ecos da música raiz brasileira e das américas, dos folclores celtas e andinos, das reminiscências indígenas e africanas e de todas essas influências assimiladas neste estradar.
Em um espetáculo que passa por músicas como “Ponteio” de Edu Lobo e a mineira “Para Lennon e McCartney”, além de repertório autoral, a turnê “Arché – 15 anos de carreira” entende que neste momento é preciso rememorar a poesia questionadora e reflexiva numa apresentação que conta com a influência de diversas culturas de regiões e nacionalidades, que busca levar essas pluralidades culturais e elementais de norte a sul, leste a oeste.
E Uberlândia não poderia ficar de fora desta turnê. No próximo dia 16 de julho (terça-feira), às 20h, no Teatro Municipal de Uberlândia, o show acontecerá em benefício do Núcleo Servos Maria de Nazaré. O ingresso é 1Kg de alimento não perecível e já pode ser trocado no restaurante Ganesha, que fica na Rua Euler Lanes Bernardes, número 428, no bairro Santa Mônica.
‘‘A música brasileira sempre foi muito bem representada por diversos artistas que imprimiram a marca “brasileira” em sua arte e levaram ao país e ao mundo nossas tradições e riqueza poética, recheada de referências à própria história do Brasil. Considerado um celeiro de arte, o nosso país apresentou ao mundo artistas reconhecidos internacionalmente pela beleza de sua arte, como Milton Nascimento, Aleijadinho e Carlos Drummond de Andrade. As riquezas culturais são múltiplas e variadas, sendo que diversas manifestações culturais se mostram como verdadeiros registros históricos vivos que são mantidos por grupos isolados. As músicas e ritmos tradicionais apenas sobrevivem até hoje pela força de vontade de poucos indivíduos imbuídos em conservar estas tradições redivivas no imaginário do público, e pelas pessoas mais tradicionais, geralmente confinadas em cidades pequenas e com abrangência bastante restrita e regional. Neste sentido, é necessário que a valorização e a propagação destas tradições aconteça, visando a manutenção e sobrevivência de tais valores culturais inestimáveis’’, defende o artista. “O repertório de Arché é composto por músicas tradicionais de domínio público, músicas autorais influenciadas pelas tradições folclóricas e também trabalhos de amigos que comungam do mesmo objetivo.”
Será apresentado por meio do Projeto Boca de Cena da Prefeitura de Uberlândia, com participação do grupo ‘Os Elementais’ (Jack Will – Percussão; Renato Torrone – Viola e Violão; Thiago Amuy – Contrabaixo; Maria Clara – Violino; Rosa Barros – Clarineta), que enriquecem o show, mesclando formação erudita e da música popular.

Mais sobre a trajetória de Erick Castanho
Erick Guimarães França, conhecido no meio artístico como Erick Castanho, se formou e projetou sua carreira como músico em Uberlândia/MG. Atuou como diretor, músico e arranjador nos espetáculos “Nas Esquinas de Minas (2013)”, “Vozes no Vento” (2012) e “Cânticos de Uma Primavera” (2011) e co-diretor do show “Músicas de Nossa Terra” – realizado em 2009 – e no show “CitAções” – realizado em 2006. Além de multinstrumentista, atuou na direção artística e na composição dos arranjos dos shows “Lua e Flor” (2004), “CitAções” (2006), “Músicas de Nossa Terra” (2009) e “Cantos e Contos Seresteiros” (2010).
Tem passagens por diversas bandas do Triângulo Mineiro, como baterista, percussionista, guitarrista e vocalista, desde bandas de pop-rock a grupos de bossa nova, sendo músico atuante no cenário artístico musical de Uberlândia desde 2004. Seu trabalho autoral foi premiado em diversos festivais de âmbito nacional e regional, como o FINCA 2011 e 2012, promovido pela Universidade de Brasília, o Circuito Integração de Viola, promovido em várias cidades do Triângulo Mineiro, entre outros.
Recebeu em 2007 o diploma de honra ao mérito, na Câmara dos Vereadores de Uberlândia-MG, pelo trabalho desenvolvido com o resgate da cultura regional mineira.
Coordenou o projeto “Cantoria de Abraçar”, que ocorreu mensalmente durante 2013, levando à Uberlândia artistas de vários estados do Brasil, como Katya Teixeira (SP), Antônio Galba (SP), Pedro Antônio (MG), Luiz Salgado (MG), Chico Teixeira (SP), Karine Telles (MG), Sarah Abreu (SP), Victor Batista (GO) e Trem das Gerais (MG).
De 2013 a 2018 foi um dos principais representantes e articuladores do projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, conquistando em dezembro de 2014 o prêmio Brasil Criativo entregue pelo Ministério da Cultura do Brasil. O projeto que se firmou nacionalmente como um importante mutirão de artistas de todas as regiões do país com o objetivo de divulgar a música regional, estando presente em mais de 40 cidades de diversos estados do Brasil, também em âmbito internacional nos países da América do Sul e Portugal.
Em 2015, Erick Castanho lançou o ‘Elemental’, álbum que reúne músicas oriundas de intensa vivência artística, influenciado fortemente pelas temáticas das tradições populares. O álbum conta com a participação de 30 músicos e cantores de diversas regiões (Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro) e nacionalidades (Peru, Uruguai, Brasil). A turnê ‘Elemental’ visitou 6 estados e 2 países em mais de 50 apresentações.
Recentemente, na companhia do grupo de apoio Elementais, o show ‘Arché – 15 anos de carreira’ leva ao público uma experiência folk mundial.

Show Arché – 15 anos de carreira
Dia 16/07/19 (terça-feira) às 20h
Teatro Municipal de Uberlândia
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível para doação ao Núcleo Servos Maria de Nazaré (ponto de troca: Restaurante Ganesha – Rua Euler Lanes Bernardes, nº 428, Santa Mônica, até 14h do dia do show. Após, no próprio teatro)
Classificação Livre

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos