No dia 28 de Novembro, elas também irão realizar uma mostra do trabalho audiovisual que desenvolveram ao longo de todo o ano. Muita gente já sabe que existem vários projetos sociais bem elaborados sendo desenvolvidos pelo Grupo EMCANTAR em parceria com o Instituto Algar lá no bairro Alvorada, no setor leste de Uberlândia. Um desses
No dia 28 de Novembro, elas também irão realizar uma mostra do trabalho audiovisual que desenvolveram ao longo de todo o ano.
Muita gente já sabe que existem vários projetos sociais bem elaborados sendo desenvolvidos pelo Grupo EMCANTAR em parceria com o Instituto Algar lá no bairro Alvorada, no setor leste de Uberlândia.
Um desses projetos está relacionado com a sétima arte, esta que fala aos nossos olhos e envolve todos os sentidos num processo mais profundo de reflexão e invenção: é o Projeto Tecnologia Escutatória, que oferece gratuitamente a 240 alunos de escolas públicas oficinas semanais de audiovisual e literatura.
De acordo com a coordenadora da formação em audiovisual, Aline Miguel, durante as oficinas os alunos aprendem a fazer cinema: desenvolvem roteiros, produzem e dirigem cenas em que também atuam, editam, etc… E tem mais: estão sempre passeando e aproveitando algumas opções culturais que a cidade oferece.
I INTER I DITO I
Nos dias 03 e 04 de Novembro, os alunos visitaram a exposição I INTER I DITO I no Museu Universitário de Arte – MUnA, que apresenta resultados de pesquisas recentes de artistas que investigam possibilidades da imagem articulando o conceito de experiência estética na produção artística e reflexão teórica em cruzamentos envolvendo fotografia, vídeo, pintura, gravura, desenho, performance e processos digitais.
Para Aline Miguel, após meses se divertindo e criando no cinema, já era hora das crianças trocarem experiências e vivências com obras de outros artistas locais. “A exposição Interdito foi uma ótima oportunidade para realizar essa troca de olhares”, afirmou.
Júlia Rabelo, 11 anos, ficou encantada com o que viu e para não perder o hábito foi logo filmando tudo. “Eu nunca tinha vindo em um museu. Achei muito legal e estou filmando porque talvez dê pra fazer um vídeo”, disse a garotinha que já espera ansiosa o evento ‘Alvorada Cultural’, que acontecerá no dia 28 de Novembro no Clube Cesag, e em que haverá uma mostra dos vídeos feitos pelas crianças.
Carla Teixeira, integrante do setor de ações educativas do MUnA, quem recebeu e acompanhou as crianças durante visita à exposição, afirma que o fato de já terem contato com a linguagem artística nas oficinas do Projeto fazem com que sejam mais receptivas às obras de arte. “Elas se divertem e pra nós é uma maravilha ver crianças se divertindo com a Arte”, comentou.
*As oficinas de audiovisual do Projeto Tecnologia Escutatória são desenvolvidas pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à cultura de Minas Gerais. Saiba mais em: www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br.
Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação internacional.
Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org
Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São quatro programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400 alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *