Uberlandense, radicada em São Paulo há 38 anos, integra elenco de espetáculo em cartaz na cidade na próxima semana. Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.megabilheteria.com e no salão Antônio Carrijo, no Griff Shopping. Há 10 anos em cartaz, tendo passado por vários estados brasileiros, o espetáculo ‘Cidadão de Papel’, encenado pela Cia. Usina Paulistana
Uberlandense, radicada em São Paulo há 38 anos, integra elenco de espetáculo em cartaz na cidade na próxima semana. Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.megabilheteria.com e no salão Antônio Carrijo, no Griff Shopping.
Há 10 anos em cartaz, tendo passado por vários estados brasileiros, o espetáculo ‘Cidadão de Papel’, encenado pela Cia. Usina Paulistana de Teatro e baseado em obras de Gilberto Dimenstein, chega a Uberlândia em curta temporada nos dias 28 a 29 de setembro, quarta e quinta da próxima semana.
Além de reflexões sobre política, educação e cidadania, com destaque para trilha sonora e linguagem visual do grafite, a peça traz à cidade um elenco especial do qual faz parte uma “filha da nossa terra”: Aidê do Amaral, que saiu de Uberlândia há 38 anos para construir a carreira na capital paulista. Ela cursou Arte Dramática, além de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo e, em sua trajetória, atuou em mais de 30 espetáculos, dos quais destacamos Cunhã Patuguá (Lendas Amazônicas) do Grupo Pinus Ploft, com o qual viajou os cinco continentes.
“Já trabalhei autores clássicos e modernos, teatro popular, musicais infantis e adultos, etc. E ainda que estejamos há 10 anos em cartaz com ‘Cidadão de Papel’, cada apresentação é única, porque o teatro sempre tem algo novo a nos mostrar”, expressa Aidê que, além de atuar no palco como atriz, também faz produções, direções, trabalha com formação de grupos de teatro, e no fomento à cultura de modo geral.
‘Mãe da Rua’
Em ‘Cidadão de Papel’ Aidê interpreta Sora, diminutivo de senhora, vendedora ambulante que tem uma relação afetiva com os moradores de rua a quem ajuda, conforta, protege, orienta. No espetáculo, Sora torna-se mãe de rua de ‘Pedra’, um adolescente de 17 anos, menor abandonado, sem identidade e viciado em crack. Esse amor materno tem relação com o fato de, no passado, Sora ter deixado um filho no orfanato para ir atrás do marido. “Assim, ela se consola ao tentar ser uma mãe para os jovens”, diz Aidê.
Além da vida de Pedra, a peça retrata a história de Hermano, mais conhecido como Mano, um garoto de classe média que vai procurar emprego no centro da cidade, lugar caótico que ele não conhecia e onde ele encontra Mina, uma garota também de 17 anos, sem família e submetida à exploração sexual, que procura fugir do mundo dominado pelo “grande senhor”.
O que é cidadania? Uma reflexão para todos!
‘Cidadão de Papel’ foi criada para produzir processos de reflexão, principalmente, em adolescentes e jovens. É uma forma de questionamento sobre o que é cidadania. Qual a importância da ética pessoal e social? Que direitos são os nossos que muitas vezes estão somente no papel?
“Inicialmente nos apresentamos apenas em escolas. Mas percebemos como é importante que os pais também assistam ao espetáculo, para que todos possam refletir juntos sobre inclusão social, sobre viver em conjunto, e sobre o que é possível mudar na realidade”, enfatiza Aidê.
Para realização do espetáculo, os atores examinaram as obras ‘Cidadão de Papel’, ‘Aprendiz do Futuro’ e ‘Mano’, do jornalista Gilberto Dimenstein, e o entrevistaram, estudaram o Estatuto da Criança e do adolescente, e visitaram moradores de rua.
Segundo a atriz uberlandense, não foi difícil achar inspiração para os papeis, porque não se trata de personagens fictícios. “Eles existem. Nas ruas de São Paulo é possível encontrar várias ‘Mães de rua’, ‘Pedras’, ‘Manos’ e ‘Minas’. Mesmo em Uberlândia existem muitos jovens nas situações apresentadas no espetáculo”, enfatiza Aidê, que integra o elenco da peça juntamente com cinco atores.
Serviço:
O quê: Cidadão de Papel
Quando: 28 e 29/09 – 10h e 16h para escolas; 20h para público geral;
Coordenadores escolares interessados devem fazer contato pelo email: cgc2006@hotmail.com
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070, Uberlândia, MG
Ingressos: www.megabilheteria.com e no salão Antônio Carrijo, no Griff Shopping.
Valores: R$40,00 (Inteira) e R$20,00 (meia-entrada)
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *