Projeto de arte e educação abre vagas para arte-educadores da cidade Estão abertas as inscrições para contratação de arte-educadores(as) que irão atuar no Projeto Bi-Bi Móvel – Biblioteca Itinerante, que acaba de desembarcar em Uberaba (MG). Entre 2023 e 2025, o Bi-Bi Móvel passou por 10 cidades e impactou mais de 4.500 alunos, 400 educadores
Projeto de arte e educação abre vagas para arte-educadores da cidade
Estão abertas as inscrições para contratação de arte-educadores(as) que irão atuar no Projeto Bi-Bi Móvel – Biblioteca Itinerante, que acaba de desembarcar em Uberaba (MG).
Entre 2023 e 2025, o Bi-Bi Móvel passou por 10 cidades e impactou mais de 4.500 alunos, 400 educadores e 14 escolas públicas. A iniciativa reúne ações de reforma estrutural de bibliotecas, doação de livros, capacitação de professores e contratação de arte-educadores para apoiar o processo de alfabetização de crianças de 6 a 10 anos.
O projeto também leva às escolas uma biblioteca itinerante com leituras encenadas e apresentações teatrais que tornam a alfabetização mais lúdica e prazerosa.
Em Uberaba, as instituições selecionadas para receber o projeto em 2026 são a Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, no Bairro Pacaembu, e a Escola Municipal Professora Stella Chaves, no Conjunto Alfredo Freire. A estimativa é de que cerca de 1.600 pessoas sejam diretamente beneficiadas entre alunos, professores e gestores.
Arte-educadores: inscrições abertas
Profissionais de Uberaba e região interessados em atuar no projeto podem acessar o edital e se inscrever entre 07 de janeiro e 04 de fevereiro de 2026.
Os selecionados irão atuar diretamente nas escolas escolhidas, em parceria com a equipe pedagógica do projeto, desenvolvendo atividades de arte, alfabetização e mediação de leitura, com especial atenção às crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Idealizado pela Amora Produções Culturais, de Porto Alegre, durante a pandemia, o Bi-Bi Móvel nasceu com o propósito de levar literatura a crianças em situação de isolamento e com pouco acesso aos livros. No início, o projeto realizava doações de acervo, mas logo se percebeu que muitas escolas sequer possuíam biblioteca estruturada e, quando tinham, os espaços pouco dialogavam com o universo infantil.
A partir dessa constatação, o projeto passa a ser um movimento de criação e renovação de bibliotecas escolares, tornando esses ambientes mais acolhedores, vivos e convidativos para que as crianças se sintam motivadas a ler, explorar e imaginar.
“Chegar a Minas Gerais representa um novo capítulo da nossa trajetória. O Bi-Bi Móvel tem transformado a relação das crianças com a leitura e fortalecido a atuação de professores e escolas. Nossa expectativa é fazer parte da vida educacional de Uberaba e contribuir de forma concreta para o desenvolvimento dos estudantes”, afirma Luciana Tondo, coordenadora do projeto.
Em Uberaba, o Bi-Bi Móvel – Biblioteca Itinerante conta com patrocínio da Smurfit Westrock, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Projeto: Bi-Bi Móvel – Biblioteca Itinerante
Oportunidade: Inscrições abertas para arte-educadores
Período: 07 de janeiro a 04 de fevereiro de 206
Edital e inscrições: https://forms.gle/RXpEY6HE5JiinMu99
Mais sobre a Amora Produções Culturais – @amoraproducoesculturais
Fundada em 2012, a Amora Produções Culturais atua na realização de projetos de arte e cultura com foco em impacto social. A produtora trabalha para descentralizar o acesso à cultura, estimular o surgimento de novas plateias e fortalecer a economia criativa, valorizando artistas, produtores e patrocinadores. Em mais de uma década de atuação, já aprovou mais de 50 projetos, beneficiando mais de 300 mil pessoas em 150 cidades brasileiras.
Sobre a Smurfit Westrock
A Smurfit Westrock é líder global de embalagens sustentáveis, com presença em mais de 40 países e 100.000 funcionários. Possui mais de 500 operações de conversão e 59 fábricas de papel que oferecem soluções sob medida para clientes, com qualidade e confiabilidade. No Brasil, conta com 4.000 colaboradores e está presente em seis estados brasileiros, com 6 unidades de produção de papel, 9 fábricas de conversão e 54 mil hectares de floresta.
Atendimento à imprensa:
Michele Borges – (34) 99630-8242
michele.cicloassessoria@gmail.com

















Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *