Confira as dicas do especialista para quem vai construir ou reformar. Estar dentro da legalidade, com alvará de construção em mãos, é o primeiro passo para quem quer construir ou reformar sem problemas. É o que garante o gerente de planejamento da PDCA ENGENHARIA, Márcio Casonato. “O primeiro passo para iniciar uma obra é se
Confira as dicas do especialista para quem vai construir ou reformar.
Estar dentro da legalidade, com alvará de construção em mãos, é o primeiro passo para quem quer construir ou reformar sem problemas. É o que garante o gerente de planejamento da PDCA ENGENHARIA, Márcio Casonato.
“O primeiro passo para iniciar uma obra é se preocupar com todas as questões legais que envolvem o processo. Isso significa dar o pontapé inicial à obra com tranquilidade”, afirma.
De acordo com o arquiteto, depois disso, é importante fazer um planejamento da obra, mensurando todos os gastos e o tempo de duração. E para que o planejamento siga de acordo com o estipulado, a contratação de um profissional de apoio, seja um arquiteto ou engenheiro, é fundamental.
“Ao contrário do que muitos pensam, a contratação desse profissional não encarece a obra, mas ajuda que o trabalho seja feito com exatidão, não necessitando retrabalhos. Além disso, ele pode orientar na aquisição de materiais e suprimentos, auxiliando a economizar e comprar apenas o que for necessário”, acrescenta o especialista.
Mas, a verdade é que ainda é comum casos de pessoas que decidem construir ou reformar e não seguem planejamentos. “Chamamos esta prática de ‘fazejamento’ ou ‘vamos fazendo’. Essa mentalidade acaba tornando a obra mais cara. Quando não há um plano para se seguir, o risco da obra demorar mais do que deveria é maior”, afirma Casonato.
Obras sustentáveis: cada vez mais acessíveis
O arquiteto afirma que, para projetos de menor porte, é possível ter uma obra com materiais sustentáveis e que esteja dentro do orçamento inicial. “Elaborar um projeto sustentável, ao contrário do que pode parecer, não é um bicho de sete cabeças. Quando se pretende construir buscando a sustentabilidade, há muitas possibilidades que podem ser incluídas no projeto que não são caras e nem de difícil acesso. Um exemplo disso são as placas de aquecimento solar, que ajudam a economizar energia e hoje possuem preços acessíveis”, conta Márcio Casonato.
O arquiteto ainda cita outras atitudes simples e sustentáveis para a hora de construir ou reformar. “Desde o momento da compra de materiais pode-se fazer opções que caibam no bolso e ao mesmo tempo ajudem o meio ambiente. Optar por peças que economizem energia e água, ou até mesmo por materiais produzidos na região evitando assim tráfego para transportá-las, são atitudes que todos podem ter no momento de construir ou reformar, visando o bem do meio ambiente”, destaca.
1 Comment
Materiais para Construção em Bertioga
5 de outubro de 2017, 14:46Antes de construir, reformar ou decorar faça sua pesquisa em nosso guia online. http://www.construirnolitoral.com.br
RESPONDER