Uberlândia será palco do Encontro “Petrobras ARTE PARA A VIDA”

Uberlândia será palco do Encontro “Petrobras ARTE PARA A VIDA”

Evento vai reunir o Grupontapé de Teatro, a Trupe de Truões, o Studio Uai Q Dança e o Grupo Impacto de Dança de Rua de Viçosa, nos dias 09 e 10 de abril em Uberlândia. O Encontro “Petrobras ARTE PARA A VIDA” que será realizado nos dias 09 e 10 de abril em Uberlândia é

Evento vai reunir o Grupontapé de Teatro, a Trupe de Truões, o Studio Uai Q Dança e o Grupo Impacto de Dança de Rua de Viçosa, nos dias 09 e 10 de abril em Uberlândia.

O Encontro “Petrobras ARTE PARA A VIDA” que será realizado nos dias 09 e 10 de abril em Uberlândia é uma ação conjunta do Grupontapé de Teatro, Trupe de Truões, Balaio do Cerrado Produtora e do Grupo Impacto de Dança de Rua, de Viçosa-MG. Com esse encontro, Uberlândia reafirma sua vocação de um território onde a arte é percebida como relevante para o desenvolvimento humano. A programação artística conta com apresentações de teatro do Grupontapé e Trupe de Truões, dança com o Grupo Impacto, exibição de documentário, exposição fotográfica, roda de conversa sobre Redes de Criação e um bate-papo com os jovens sobre o tema “Arte para a Vida”.

As atividades começam no sábado, às 12h com apresentação do Grupo Impacto de Dança de Rua na Praça Tubal Vilela. O grupo apresentará o seu mais recente espetáculo “Três Gritos”, que está em turnê por 13 cidades brasileiras. O espetáculo é resultado de um trabalho de troca entre os bailarinos do Grupo Impacto e Mário Nascimento, renomado coreógrafo brasileiro. A coreografia pretende atingir, especialmente, a juventude e tem grande relevância social. Para o coreógrafo Mário Nascimento, a ideia é representar “o grito dos excluídos é a ânsia de liberdade e de ser tratado como igual”.

Logo em seguida, às 16h será realizado na Escola Livre do Grupontapé o bate-papo com o tema “Arte para a Vida” que terá como objetivo dar voz aos jovens participantes, alunos que pretendem seguir uma carreira artística e outros, que mesmo sem pretensões artístico profissionais, usufruem do benefício das artes para a formação humana. Farão parte dessa conversa representantes do Grupontapé de Teatro, Trupe de Truões, Impacto de Dança de Rua e Studio Uai Q Dança, grupos que desenvolvem atividades de formação e fruição artística e pedagógica. O objetivo é oportunizar aos aprendizes dos grupos compartilhamentos entre si, e com a comunidade, de seus pensamentos e impressões acerca de experiências – considerando os possíveis efeitos do envolvimento da arte em sua vidas. O bate-papo será aberto a toda a comunidade.

Segundo o produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis, este projeto caracteriza o interesse do patrocinador em apoiar encontros que revelem aspectos do processo de formação artística que contribuem para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. “Acredito que habilidades, atitude, conhecimento, disciplina, resiliência, senso crítico e estético, são alguns dos aspectos que podem ser despertados ou aprimorados com a vivência artística, disse Rubem.”

A diretora do Grupo Impacto, Patrícia Lima, vê com entusiasmo esta proposta da troca entre grupos que trabalham cultura de forma diversificada e que tem sede no interior do Estado. “O Grupo Impacto, além de poder contar um pouco da história de seus integrantes que vieram de comunidades carentes e hoje trabalham como bailarinos profissionais, poderá também conhecer mais profundamente o trabalho do Grupontapé e da Trupe de Truões, o que será muito enriquecedor, já que todos os grupos têm vivenciado experiências muito ricas de transformação através da arte. Certos que temos em comum a paixão pelo que fazemos, será uma oportunidade única para todos nós, que acreditamos e escolhemos a arte para “viver “, afirmou Patrícia.
Ainda no sábado, às 19h no Sesc de Uberlândia será realizada a Roda de Conversa Redes de Criação: difusão, intercâmbio e memória. Em seguida será exibido o documentário intitulado “Sobre o que acontece quando nos encontramos: memórias da Trupe de Truões” que trata dos registros do “Programa de Intercâmbio Casa Aberta”, realizado entre os anos de 2013 e 2016, com foco no projeto patrocinado pela PETROBRAS em 2015/2016. O vídeo narra as várias possibilidades de troca de experiências entre artistas, grupos e gestores culturais. Tem direção de Paulo Morais da Viraminas Associação Cultural da cidade de Três Corações. A noite termina com a exposição fotográfica de Thaneressa Lima que traz registros sobre o Programa Casa Aberta.

No domingo a programação começa às 11h30 na Praça Sérgio Pacheco. O Grupo Impacto de Dança de Rua fará uma nova apresentação do espetáculo “Três Gritos” e logo após será a vez do Grupontapé apresentar o espetáculo “Balaio Popular”, concebido na linguagem do teatro de rua. O espetáculo une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular com o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. “Balaio Popular” é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

O evento termina na noite de domingo, às 19h no Ponto dos Truões, quando os integrantes da Trupe de Truões apresentam a peça “Trilogia As Mil e Uma Noites – Ali Babá”. A peça conta a história de dois irmãos e uma caverna. Cassim o comerciante e Ali Babá o lenhador. A história se desenrola cheia de artimanhas, disfarces e armadilhas.

“Para a Trupe de Truões é muito importante realizar um evento de troca com os amigos parceiros do Grupontapé de Teatro e ainda conhecer e receber em nossa cidade o Grupo Impacto. Além disso, é preciosa a oportunidade de expandir esse encontro para alunos adolescentes de cursos livres de artes, que irão protagonizar falas sobre a importância desta experiência para suas vidas pessoais, percebendo a vivência destas linguagens artísticas como contribuição do amadurecimento intelecto sensível de jovens brasileiros”, disse o Ricardo Augusto, integrante da Trupe de Truões.

Serviço:

09/04 – Sábado
12h00 – Apresentação do Grupo Impacto de Dança de Rua – espetáculo “Três Gritos”
Local: Praça Tubal Vilela
Aberto ao público – censura livre
16h00 – Bate-papo “Arte para a Vida”
Local: Escola Livre do Grupontapé de Teatro – Rua Tupaciguara, 471, Uberlândia – MG
Aberto ao público – censura livre
19h00 – Roda de Conversa Redes de Criação: difusão, intercâmbio e memória
20h30 – Exibição do Documentário “Sobre o que acontece quando nos encontramos: memórias da Trupe de Truões”
21h00 – Exposição Fotográfica do Programa de Intercâmbio Casa Aberta
Local: SESC – Rua Benjamin Constant, 844 – Nossa Senhora Aparecida, Uberlândia – MG
Aberto ao público – censura livre

10/04 – Domingo
11h30 – Apresentação do Grupo Impacto de Dança de Rua – espetáculo “Três Gritos”
Local: Praça Sérgio Pacheco
Aberto ao público – censura livre
12h00 – Apresentação do Grupontapé de Teatro – espetáculo “Balaio Popular”
Local: Praça Sérgio Pacheco
Aberto ao público – censura livre
19h00 – Espetáculo “Trilogia As Mil e Uma Noites – Ali Babá”
Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godói de Souza, 381 – Santa Mônica, Uberlândia – MG
Aberto ao público – censura livre

“BALAIO POPULAR” – FICHA TÉCNICA
Direção: Fernando Limoeiro
Texto: Domínio Público
Roteiro: Katia Lou
Pesquisa: Grupontapé de Teatro
Elenco: Katia Bizinotto / Marcial Rezende / Cássio Machado / Juliana Nazar

“TRÊS GRITOS” – FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Patrícia Lima
Direção Artística: Lidiane Jacinto
Coreografia: Mário Nascimento e Grupo Impacto
Assistente coreográfico: Rosa Antuña
Oficina de danças Urbanas e contemporâneo: Fábio Costa
Bailarinos: Adriano Luis Ramos, Alex Luis Ramos, Cleison Lana, Felipe Viana, Jean Carlo do Nascimento, Luis Filipe Claudino, Marco Antônio de Jesus, Rafael Gregório, Rafael Tiko, Rariel Escolástico e Wellington Júlio.
Técnico de palco: Arlindo Batista
Produção Executiva: Patrícia Lima
Assistentes de Produção: Tiago Cândido; Renata Brandão
Fotografia: Reyner Araujo
Realização: Instituto ASAS; Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Arte e Dança
Apoio: TV Integração

“TRILOGIA AS MIL E UMA NOITES – ALI BABÁ” – FICHA TÉCNICA
Texto: Livre adaptação dos livros “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” de Edson Rocha Braga e “Livro das Mil e Uma Noites, Volume 4 – Ramos Egípicio + Aladim e Ali Babá” traduzido do árabe por Mamede Mustafa Jarouche
Direção e Cenografia: Getúlio Gois e Paulo Merisio
Elenco: Amanda Aloysa, Amanda Barbosa, Laís Batista, Ricardo Augusto, Thiago Di Guerra e Wesley Nunes
Figurino: Deferson Melo e Ronan Vaz.
Design de luz: Ronan Vaz
Sonoplastia: Getúlio Góis
Operação de luz: Ronan Vaz
Operador de som: Maria De Maria
Oficinas de voz: Dirce Helena Carvalho
Oficina de música: Manoel Moura
Realização: Trupe de Truões

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos