De um lado, é preciso reconhecer potenciais, lapidar talentos e incentivá-los. De outro, é necessário espírito empreendedor, planejamento e coragem. Conheça a história da Agência Q9.
De um lado, é preciso reconhecer potenciais, lapidar talentos e incentivá-los. De outro, é necessário espírito empreendedor, planejamento e coragem. Conheça a história da Agência Q9, um exemplo que pode inspirar muita gente a empreender mudanças em busca de realização.
A discussão sobre o tema realização pessoal x satisfação profissional tem se ampliado cada vez mais. Recentemente uma pesquisa da empresa 4Hunter Consultoria revelou que 55% dos profissionais do mercado não estão satisfeitos com o seu trabalho. Isso significa que 55% do mercado não está evoluindo como poderia estar, porque quando alguém não gosta daquilo que faz acaba tendo menos interesse em melhorar na profissão do que aqueles que gostam. Todo mundo perde.
Por exemplo, se você gosta de cozinhar, provavelmente é o primeiro a entrar na cozinha no dia de domingo e o último a sair. Você pesquisa novos pratos na internet e compra de vez em quando um novo acessório ou livro para lhe auxiliar. Por gostar daquilo que faz, uma pessoa se interessa, vai atrás de novas informações se dedicando continuamente em melhorar suas habilidades, não é verdade?
Um exemplo de atitude frente à mudança
Em Uberlândia (MG), há um case exemplar de uma empresa que surgiu a partir da necessidade e da coragem para mudar.
Em 2013, o publicitário, Jerônimo Júnior, trabalhava no RH da ‘Tempo Serviços’ (afiliada do Bradesco), quando recebeu a missão de coordenar um trabalho em seu departamento. Seudiretor na época, Fernando Polati, hoje diretor de operações na Algar Tech, percebendo o potencial criativo de Júnior deu a ele liberdade para desenvolver um projeto cujo objetivo era o alcance de mais engajamento por parte dos colaboradores da empresa.
Foi então queJúnior começou a criar personagens humorísticos através dos quais se comunicava com os colaboradores em palestras e encontros promovidos pela empresa. Em pouco tempo, com feedback da equipe, ele encontrou a dosagem certa entre humor e conteúdo e o projeto foi um sucesso. Ali mesmo no RH da empresa, Júnior se juntaria a dois colegas que se tornariamseus sócios na nova empresa que estava por nascer, a Agência Q9.
“Trocar uma carreira promissora de mais de 11 anos em uma instituição de grande porte para dedicar-se na realização de um sonho parece loucura, mas é o que torna a vida ainda mais interessante. Ter a oportunidade de empreender um negócio em que é possível ser feliz, compartilhar conteúdo e proporcionar alegria para as pessoas é algo surreal. Cada trabalho realizado é um novo aprendizado”, ressalta JC, um dos sócios de Júnior na Q9.
A fórmula do sucesso da Q9 para Polati
Fernando Polati foi um dos grandes incentivadores da criação da Q9,empresa uberlandense que, hoje, três anos após sua fundação, está rodando o Brasil com palestras motivacionais com humor, intervenções artísticas e peças de teatro.“Sempre acreditei que é preciso incentivar ao máximo o potencial das pessoas, mesmo que esse potencial extrapole os limites da organização em que trabalham e que por isso seja preciso abrir mão delas para que empreendam novos voos”, diz Polati, para quem o sucesso da Q9 é atribuído a três fatores primordiais. “No Bradesco, os três colegas tiverama oportunidade de vivenciar as necessidades de um contexto empresarial e um aprendizado que é fundamental para a manutenção de qualquer empresa no Brasil que é a estruturação de um negócio através de planejamento. A tudo isso, somaram habilidade artística, a qual vêm aprimorando cada vez, e coragem para mudar”, analisa o executivo.
Q9 rodando o Brasil
Somente nos meses de Setembro e Outubro de 2015, a Q9 realizou 45 intervenções, entre peças de teatro e palestras, em diversas cidades do País, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Durante o ano, foram mais de 12 mil Km rodados levando conteúdos por vezes difíceis de serem tratados, porém muito melhor recebidos e apreendidos pelo público através do humor e da irreverência que fazem da Q9 um exemplo de atitude frente à mudança.
“As mudanças fazem parte da vida, e quando você acredita no que faz, você faz com qualidade, por isto também optei por sair da empresa em que trabalhava para seguir com a Agência Q9. Acredito muito no potencial e na mentalidade criativa dos sócios que literalmente fazem da empresa “a cereja que faltava no seu bolo”, acrescentao terceirosócio da Q9, Arthur Henrique de Souza Costa.
Acompanhe a Q9: www.agenciaq9.com.br / @agenciaq9 / facebook.com/agenciaq9
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *