Após seis meses, alunos que nunca haviam tocado um instrumento ensaiam com músicos profissionais.
Após seis meses, alunos que nunca haviam tocado um instrumento ensaiam com músicos profissionais.
Todo mundo foi pego de surpresa pela pandemia do novo coronavírus e teve que se adaptar. O que ninguém sabia era como seria essa adaptação. No mundo dos artistas, para quem trabalha com música, a incerteza foi e ainda é muito grande, mas teve quem não esmoreceu, arregaçou as mangas e continuou a luta.
É o caso do maestro Afonso Quianzala que tinha pela frente um projeto maravilhoso para realizar, através do qual poderia oferecer gratuitamente durante 10 meses aulas de música para 60 crianças iniciantes e também para 25 alunos de nível intermediário e avançado.
Quando estava tudo pronto para começar, veio o isolamento social e o Projeto chamado “Maestro Quianzala Convida” teve que se adaptar para o formato digital.
Seis meses depois, o resultado é surpreendente. Tanto que os alunos que nunca tinham tocado um instrumento hoje estão tocando junto com a turma de alunos de nível intermediário e avançado. “Graças à dedicação de cada um desses alunos e de toda equipe do projeto estamos conseguindo um resultado excelente, apesar de todas as mudanças pelas quais passamos e de tudo a que tivemos que nos adaptar tão bruscamente. A ação de juntar para alguns ensaios os alunos iniciantes com os demais é uma prova disso e um incentivo a mais para que continuem se dedicando a aprender tudo o que a música pode nos ensinar”, disse Quianzala.
Apesar das aulas do projeto serem online, os ensaios dos alunos iniciantes com os demais estão acontecendo de forma presencial aos sábados na sede da Quianzala Business, com todas as normativas de segurança contra o Covid-19 sendo seguidas.
Acesse o link abaixo para ver um desses momentos:
https://www.instagram.com/tv/CH3glUIFeI2/?igshid=18c2i1y8x2hgk
Sobre o Projeto “Maestro Quianzala Convida”
Além das aulas para 60 crianças iniciantes, está oferecendo um processo de formação continuada para 25 alunos, visando a sua profissionalização e a criação de uma orquestra sinfônica. O projeto tem também o objetivo de realizar um “Festival Pedagógico”, com workshops, masterclasses, palestras e recitais, além de cinco apresentações artísticas, sendo quatro concertos virtuais e um espetáculo no Teatro Municipal de Uberlândia, aberto à comunidade, assim que possível. Para saber mais, acompanhe nas redes sociais: @projetomaestroquianzala. O Projeto “Maestro Quianzala Convida” é patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Além disso, acredita que as artes, a cultura e o esporte são ferramentas de inclusão e transformação social. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar que, hoje, atua em quatro frentes: cultura, educação, esporte e voluntariado. Por meio de programas estruturados, beneficia todos os anos, milhares de crianças, adolescente e jovens.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *