No setor leste de Uberlândia, crianças transformam-se com Cinema, Literatura e Artes Cênicas

No setor leste de Uberlândia, crianças transformam-se com Cinema, Literatura e Artes Cênicas

Série com super-heróis inéditos está sendo criada, além de espetáculo baseado no universo dos pássaros e muito mais.

Série com super-heróis inéditos está sendo criada, além de espetáculo baseado no universo dos pássaros e muito mais.

O setor leste de Uberlândia (MG) foi o terreno escolhido pelo EMCANTAR para o plantio de sementes cujo cerne é a arte como alimento para a transformação. Lá, no recôndito bairro Alvorada, uma gestação de centenas de novos seres humanos está em curso. Uma experiência cujos frutos aprendem a expressar um modo de vida e uma cultura muitas vezes excluída.
Vitória Rodrigues, afirma que, por causa de sua participação nas oficinas artísticas – oferecidas gratuitamente a alunos do setor leste – aos 15 anos já sabe qual será sua profissão. “Quero produzir e dirigir vídeos. Depois que participo das oficinas, comecei a me comunicar com mais facilidade e agora tenho um tempo bem mais produtivo”, diz a jovem que também gosta de ajudar a ensinar aos outros: “Eu ajudo e direciono os participantes novos e explico coisas como planos, enquadramentos, etc”.

Série inspirada em super-heróis está sendo criada…
Neste exato momento, 60 crianças e adolescentes estão criando, durante as Oficinas de Audiovisual, uma série de vídeos inspirada em super-heróis inventados pelos próprios participantes. “Primeiro eles assistiram a filmes clássicos sobre o tema. Agora, roteiros e vídeos estão sendo criados a partir do estudo dos arquétipos de vilões e heróis e da atribuição de características e “poderes” relacionados à própria vivência dos participantes. Alguns, que já estão no projeto há mais tempo, estão atuando como diretores e produtores, auxiliando iniciantes. Todos aprendem sobre concepção de roteiro, técnicas de filmagem e edição”, detalha Aline Miguel, cineasta e educadora responsável pelo projeto.

Aprendendo sobre exílio e grandes clássicos da literatura…
Nas Oficinas de Literatura, 60 crianças conheceram recentemente o clássico ‘Ulisses’, rei da ilha grega que foi um dos protagonistas da guerra de Tróia, exilado por 10 anos. Conheceram também a música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, artista brasileiro exilado em Londres em 1969 devido à ditadura no País. Após apresentações, todos foram convidados a escrever sobre o assunto.

Um novo espetáculo em concepção…
Após sucesso das apresentações no final do ano passado, as turmas das Oficinas de Artes Cênicas avançam no aprimoramento da linguagem teatral com novos desafios: a montagem de apresentação inspirada no universo das aves. Neste momento, 150 crianças e adolescentes estão envolvidos em pesquisa de canções, simbologias, lendas e crendices sobre nossos “amigos emplumados”, o fascínio da humanidade pelo vôo, o canto e a beleza das formas e cores. “Estamos em ótimo período de amadurecimentos e comprometimento dos participantes, que por iniciativa própria e extrapolando as atividades das oficinas, estão propondo sugestões de repertório, figurino, cenário e maquiagem, desenvolvendo outras atividades relacionadas à produção de uma peça teatral a partir de habilidades e vontades”, sinaliza Luciene Andrade, atriz e educadora responsável pelo projeto.

Mais sobre os Projetos
O “Programa Transforma – Oficina de Artes Cênicas – Ano II” é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Rouanet e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Já o projeto “Tecnologia Escutatória – Ano II”, que engloba Oficinas de Audiovisual e Literatura, é realizado pela Associação EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

Mais sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar.

Mais sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 19 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil.
Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: http://www.emcantar.org

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos