Iniciativa do Instituto Algar e Instituto Alair Martins em parceria com o EMCANTAR beneficia educadores da rede pública municipal que se apresentam dia 20 de novembro, no Cineteatro Nininha Rocha, em evento para convidados. Educadores do ensino fundamental II da rede pública de ensino de Uberlândia participam de uma formação gratuita para desenvolver e
Iniciativa do Instituto Algar e Instituto Alair Martins em parceria com o EMCANTAR beneficia educadores da rede pública municipal que se apresentam dia 20 de novembro, no Cineteatro Nininha Rocha, em evento para convidados.
Educadores do ensino fundamental II da rede pública de ensino de Uberlândia participam de uma formação gratuita para desenvolver e vivenciar seus potenciais através da arte. O Instituto Algar e Instituto Alair Martins (IAMAR) se uniram para oferecer o programa ‘Educador do Amanhã’ para educadores da cidade que é sede das instituições. Como todo processo baseado na Pedagogia do Encantamento, o Programa Educador do Amanhã também resultou em um produto artístico que será compartilhado com a comunidade como coroação de todo o trabalho. Para marcar o encerramento da formação, os participantes farão uma apresentação artística para convidados no dia 20 de novembro (quarta-feira), às 19h30 no Cineteatro Nininha Rocha.
A formação acontece em parceria com a Cia. Cultural EMCANTAR, que compartilha com os educadores a Pedagogia do Encantamento, metodologia educacional desenvolvida pela companhia que tem como princípio desenvolver a criatividade e as formas de expressão artísticas individuais, a partir das aptidões e potencialidades que cada pessoa já traz consigo. A mostra e o espetáculo musical que serão apresentados na próxima quarta é o resultado prático do aprendizado adquirido pelos 30 participantes do programa. Encantada pela Educação e pelas artes desde a juventude, a educadora Patrícia Ribeiro está realizando um sonho ao vivenciar a Pedagogia do Encantamento durante sua participação no Programa Educador do Amanhã. Segundo a professora, aprender com o EMCANTAR, a como motivar seus alunos em sala de aula, e ainda produzir uma mostra e um espetáculo musical, é mais do que inspiração. É o que faltava para tornar suas aulas ainda mais atraentes aos olhos dos estudantes. “Já estou utilizando em sala de aula os jogos teatrais que aprendi ao longo do Programa e os alunos estão adorando”, conta a educadora que mal pode esperar para a apresentação pública do espetáculo que construiu juntamente com outros 34 professores durante os últimos meses.
Sobre a formação do ‘Educador do Amanhã’ em Uberlândia
Na formação, os educadores participantes tiveram 14 encontros e 50 horas de formação presencial com vivência e criação artística, além de acesso à plataforma online do curso com mais 10 horas de formação, o livro físico e o áudio-book sobre a Pedagogia do Encantamento.
O fundador e diretor do EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, que sistematizou a Pedagogia do Encantamento e é formador da turma em Uberlândia, destaca que fazer parte da iniciativa vai ao encontro dos objetivos da companhia. “A realização da formação, por meio da parceria com o Instituto Algar e o Instituto Alair Martins, é resultado de quase três décadas de trabalho. É uma partilha de experiências que está no propósito do EMCANTAR de colaborar com o desenvolvimento humano e a transformação de vidas por meio da educação, da cultura e da arte”, conta Querubim.
A formação em Uberlândia é uma expansão do programa “Educador do Amanhã”, que já levou uma trilha sobre metodologias ativas de aprendizagem para educadores do ensino público de Portel, no Pará (PA), cidade em que também há atuação de ambos os Institutos idealizadores do programa. Além desta similaridade, atuar com o desenvolvimento de projetos educacionais para a transformação de vidas também é um objetivo comum entre as instituições.
“Sempre tivemos objetivos muito semelhantes de contribuir com a comunidade, de desenvolver projetos de educação, cultura e esportes. Então, resolvemos fazer uma atuação coletiva. Fizemos uma experiência no Pará de formação de educadores que deu certo e nos trouxe muitos aprendizados. E resolvemos trazer o Programa para Uberlândia também”, conta Carolina Toffolli, gerente do Instituto Algar.
“Para o IAMAR, tem feito muito sentido ao longo dos anos fomentar o desenvolvimento dos educadores e unir isso à arte que tanto inspira e traz à tona os potenciais humanos tem deixado a gente muito feliz”, completa Ludmila França, gerente executiva do Instituto Alair Martins.
O CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz também apoia a iniciativa e contribuiu para a formação da turma com a seleção dos professores inscritos. “Com a parceria do CEMEPE formamos uma turma de pessoas realmente interessadas. Quando divulgamos as inscrições, a única condição para participação era o comprometimento. E foi muito gratificante trabalhar com esses educadores que honraram sua participação porque estão buscando se transformar não só profissionalmente, mas pessoalmente também. Pudemos, então, comprovar como a vontade própria é um diferencial poderoso e transformador”, diz Querubim.
Sobre o Instituto Algar
O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o Grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.
São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.
Sobre o Instituto Alair Martins – IAMAR
Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.
Desde sua criação atendeu diretamente mais de 100 mil jovens com projetos próprios e beneficiou milhões de pessoas através do apoio a organizações parceiras que também trabalham por um Brasil melhor!
Sobre a Cia. Cultural Emcantar
Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Pedagogia do Encantamento: https://www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento
SERVIÇO:
O QUÊ: APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULO E MOSTRA EDUCADOR DO AMANHÃ
QUANDO: 20 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA) ÀS 20H
ONDE: TEATRO NININHA ROCHA – CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA – UBERLÂNDIA
ENTRADA FRANCA!
PARA SABER MAIS, ACESSE @EMCANTAR, @INSTITUTOALGAR E @INSTITUTOALAIRMARTINS NAS REDES SOCIAIS.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *