Com roteiro, figurino, cenografia e trilha que inspira poesia, novo espetáculo da Trupe de Truões dá continuidade aos mais de 17 anos do grupo dedicados à produção infanto-juvenil.
Com roteiro, figurino, cenografia e trilha que inspira poesia, novo espetáculo da Trupe de Truões dá continuidade aos mais de 17 anos do grupo dedicados à produção infanto-juvenil.
Vai começar a temporada inédita do novo espetáculo da Trupe de Truões em Uberlândia. Será nos próximos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Setembro às 18h no Ponto dos Truões.
Desde o início deste ano, o grupo trabalha na montagem de seu 13º espetáculo. São mais de 17 anos dedicados à pesquisa artística relacionada à produção cênica para crianças e jovens através de técnicas de ressignificação de objetos e do corpo do ator, narração e a música em cena.
Com inspiração nas duplas cômicas e com uma leve pitada de surrealismo, neste novo espetáculo, que promete emocionar e divertir o público, dois truões – Rique e Luque – circulam pelo mundo em busca de histórias para contar. No lugar e na hora marcada, deparam-se com uma árvore que tem como frutos guarda-chuvas. Esta incrível guardachuveira guarda uma história fascinante escondida em sua raiz: a saga de Ivan, um rapaz russo que, interessado no mistério do pássaro da pena de fogo, parte em busca da conquista da sábia Ielena. Rique e Luque se aproveitam da presença dos espectadores para compartilharem esta história.
“É um espetáculo lindo com várias sutilezas. Ainda no prólogo do espetáculo, os contadores provocam os espectadores a pensar sobre o ofício do artista, comentando a importância das artes para a economia criativa e trazendo algumas referências, como a oposição que se apresenta na fábula A cigarra – artista – e a formiga – operária. Além disso, dialogando com a pesquisa que a Trupe vem fazendo em sua trajetória sobre temas urgentes no teatro para a infância e juventude, há também uma licença poética, Ielena, personagem coadjuvante da história, originalmente é apresentada apenas como uma bela princesa, mas que em nossa versão da história aparece como uma sábia cientista”, revela Ronan Vaz, que assina a direção do espetáculo ao lado de Paulo Merisio.
O FIGURINO
Rique e Luque usam figurinos inspirados nos personagens cômicos do cinema mudo. Inicialmente os figurinos são apresentados com poucas cores, apenas com algumas variações de tom da cor azul. Com o desenrolar da história outras cores e detalhes com inspiração em padrões da estamparia russa (que estão escondidos dentro do figurino – meias, camisa, verso do paletó, etc.), vão se revelando juntamente com a história contada.
A CENOGRAFIA
A ambientação faz referência à obra “Esperando Godot”, de Samuel Beckett e se resume a uma árvore. O tom poético e surrealista se dá pelos frutos que brotam nesta árvore – guarda-chuvas – e pela caixa que fica em sua raiz guardando a história.
Outro elemento importante é a bicicleta usada pelos personagens para ir até o local marcado com a história. Trata-se de uma bicicleta usada no século passado para fazer entregas de mercearias na casa dos clientes em cidades do interior. É uma referência às carroças de artistas de rua que viajavam de cidade em cidade para realizar seu ofício.
A TRILHA SONORA
A trilha sonora do espetáculo instiga a criação de uma atmosfera lúdica em diálogo com as cenas e narrações dos personagens. Efeitos sonoros, trilha musical gravada e músicas compostas para o espetáculo – executadas pelos atores ao vivo – são elementos importantes da história e da construção de uma relação entre personagens-história-público.
FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Merisio e Ronan Vaz | Elenco: Lucas Mali e Ricardo Augusto | Dramaturgia: Lucas Mali, Paulo Merisio, Ricardo Augusto e Ronan Vaz | Cenografia: Paulo Merisio | Cenotécnica, Figurino, Maquiagem e Iluminação: Ronan Vaz | Trilha Sonora: Danilo Aguiar e Ana Clara Guerra | Composição música ao vivo: Lucas Mali | Operação de som: Amanda Barbosa | Produção e Viabilização de montagem: Ronan Vaz e Ricardo Augusto | Produção Executiva: Ernane Fernandez | Design gráfico: Rafael Michalichem | Realização: Trupe de Truões
SERVIÇO:
Estreia do novo espetáculo da Trupe de Truões “Ivan e o pássaro de fogo” e temporada.
Dias: 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de Setembro às 18h
Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica.
Valor: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)
Classificação: Livre
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *