Além disso, tem espetáculo ‘História do Dito Historiadô’ no Teatro Rondon às 20h. Os dois eventos serão realizados pelo grupo sorocabano, Barracão da Vó, e têm entrada franca. O grupo teatral Barracão da Vó, de Sorocaba (SP), aporta em Uberlândia nesta semana com uma programação diferente e gratuita para este próximo domingo (01/11).
Além disso, tem espetáculo ‘História do Dito Historiadô’ no Teatro Rondon às 20h. Os dois eventos serão realizados pelo grupo sorocabano, Barracão da Vó, e têm entrada franca.
O grupo teatral Barracão da Vó, de Sorocaba (SP), aporta em Uberlândia nesta semana com uma programação diferente e gratuita para este próximo domingo (01/11).
Quem estiver na cidade durante o feriado e apreciar uma boa contação de histórias à moda antiga poderá participar do Encontro Cultural Caipira, que acontecerá às 17h na Biblioteca Municipal de Uberlândia.
De acordo com o diretor, Rodrigo Cintra, a proposta é resgatar a cultura popular caipira através da reunião de pessoas em roda para contar causos passados de geração em geração, e a de cantar músicas caipiras de raiz, como se fazia antigamente.
“A ideia é que o público participante não só ouça os nossos causos da região de Sorocaba que serão contados pelos atores, mas também conte os causos de sua cidade e região e cante junto com a gente. O público pode trazer causos que já conhecem ou que venham a pesquisar especificamente para esse encontro, que é voltado para todas as idades, assim como para violeiros e contadores de causos e histórias”, enfatiza Cintra.
Espetáculo gratuito no Teatro Rondon
Além do Encontro Cultural Caipira, o grupo sorocabano Barracão da Vó, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, irá realizar também no domingo (01//11) a apresentação do espetáculo ‘História do Dito Historiadô’, às 20h, no Teatro Rondon Pacheco, com entrada franca.
A peça é uma comédia baseada nos costumes e tradições da vida caipira paulista, mais precisamente do final do século XIX e início do século XX, com as quais muito se identifica a cultura mineira.
Com texto de Ivone Martins e direção de Rodrigo Cintra, o espetáculo, que tem como referências três linguagens teatrais: o épico-narrativo, o circo-teatro e a linguagem clownesca, conta a história de um moço tratado como Dito, simples, da roça, analfabeto, mas que nutria grande vontade de aprender a ler e escrever. Assim, dedicou-se com afinco ao estudo, sonhando ir para a capital.
Para desespero de sua mãe,o aspirante a escritor sofre um “porre de cultura”, uma espécie de regressão no tempo, manifestando-se como Juca Barro.
Diante disso, a mãe de Dito foi orientada por seu compadre a chamar um benzedor famoso nas redondezas. Eliminado o mal, Dito casa-se e parte para a capital a fim de realizar seu sonho de ser artista de rádio como cantor e declamador.
Tanto o Encontro Cultural Caipira quanto a apresentação do espetáculo ‘História do Dito Historiadô’ fazem parte do projeto ‘Memórias de um Tempo Caipira’, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, através do qual o grupoBarracão da Vó está realizando eventos em nove cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.
Sobre o grupo Barracão da Vó
Formado em 2005, surgiu com o objetivo de praticar o exercício do ator em cena e seu diálogo com o público e sociedade. Conduzido pelos princípios do Processo Colaborativo, o grupo entende que a pesquisa focada nas potencialidades do ator e na experimentação cênica permite abraçar múltiplas linguagens estéticas e temáticas, criando um campo fértil ao trabalho investigativo.
Acesse: www.facebook.com/barracaodavo http://rcproducoesartisti.wix.com/barracaodavo
Serviço:
O quê: ‘Encontro Cultural Caipira’
Quando: 01/11/2015 (17h às 18h30)
Onde: Núcleo de Contação de História da Biblioteca Pública Municipal – Praça Cícero Macedo-Fundinho – Uberlândia (MG)
Participação gratuita
O quê: Espetáculo teatral‘História do Dito Historiadô’ com grupo Barracão da Vó (Sorocaba/SP)
Quando:01/11/2015 (20h)
Onde: Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dummont, 517 – Centro – Uberlândia (MG)
Entrada franca– retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *