Psicopedagoga fala sobre a escola ideal para cada criança.
Psicopedagoga fala sobre a escola ideal para cada criança.
Toda família quer o melhor para os filhos, e na hora de escolher uma escola, entre tantas variáveis a serem analisadas, como proximidade de casa ou valores de mensalidade, há um quesito que merece atenção, segundo a psicopedagoga Esther Guimarães, que acumula uma experiência de mais de 30 anos em atendimento escolar.
Trata-se da metodologia de ensino que varia muito hoje em dia, indo da mais tradicional com cunho religioso, até as mais modernas e inovadoras, com projetos bilíngues e até robótica educacional integrados ao currículo.
Nesse contexto, a psicopedagoga acredita que, na hora da escolha, é fundamental alinhar os valores da família com os da escola. “Se a família é mais conservadora, provavelmente, vai se adaptar melhor a uma escola tradicional. Porém, se a família é mais moderna, deve procurar um ambiente que propicie uma coerência de ideias e princípios para os filhos”, afirma.
Outra dica que a especialista dá é conversar com outros pais que já fazem parte da escola onde se pretende matricular o filho, e estar sempre atento aos sinais que os próprios filhos dão sobre a adaptação no ambiente escolar. “Também não é porque uma escola é boa para o meu filho que será para o de outra pessoa. Cada indivíduo é único e merece ser respeitado na sua integridade. É preciso ter sensibilidade e disposição nesse momento da procura pela escola ideal para cada criança”, salienta.
A Escola da Cidade fundada por Esther Guimarães, em Uberlândia, por exemplo, utiliza-se da metodologia Construtivista e da Pedagogia de Projetos. Este tipo de escola pressupõe um ambiente democrático onde alunos e pais são participativos: tanto os alunos nas escolhas dos projetos e conteúdos que serão vivenciados ao longo do ano, quanto os pais no acompanhamento das atividades escolares. “As famílias que gostam de participar mais ativamente da vida escolar dos seus filhos e que acreditam na importância do respeito à subjetividade de cada aluno, provavelmente, encontrarão na abordagem Construtivista o que procuram”, afirma Esther.
Sobre a Escola da Cidade – www.aescoladacidade.com.br e @aescoladacidade
Fundada em 1988, atende crianças do berçário ao 5° ano, com metodologia diferenciada (construtivista), alimentação especial (a escola conta nutricionista própria), aulas de arte, esporte, circo, yoga e a grande novidade para 2020 – Robótica Educacional integrada ao currículo. É uma escola Bilíngue, pioneira na implantação do bilinguismo em Uberlândia há mais de 10 anos.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *