Em Uberlândia, galeria de arte urbana Reduto Negro ganha cinco novos murais

Em Uberlândia, galeria de arte urbana Reduto Negro ganha cinco novos murais

Com recursos de audiodescrição, as obras ampliam a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Agendamento para visitas guiadas pode ser feitos pelo @aljavacultural O Circuito de Arte Urbana Reduto Negro encerra 2025 com a entrega de uma nova etapa de obras no bairro Patrimônio, em Uberlândia. Por meio do incentivo da Lei Paulo Gustavo, o

Com recursos de audiodescrição, as obras ampliam a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Agendamento para visitas guiadas pode ser feitos pelo @aljavacultural

O Circuito de Arte Urbana Reduto Negro encerra 2025 com a entrega de uma nova etapa de obras no bairro Patrimônio, em Uberlândia. Por meio do incentivo da Lei Paulo Gustavo, o projeto revitalizou murais já existentes e inaugurou cinco novas obras assinadas por Dequete e que ampliam a galeria de arte urbana a céu aberto, consolidando o circuito como referência em memória visual e cultural na cidade.

Os novos murais homenageiam figuras e marcos importantes da história local, como Capitão Charqueada, Mestre Bolinho e o Grupo Tabinha, além de painéis que rememoram cenas cotidianas que marcaram o bairro, como o caminhão do Sr. Milton e as Casas Populares, primeiro conjunto habitacional de Uberlândia. As obras transformam muros em suportes de memória coletiva e ampliam o alcance do circuito pelos quarteirões do Patrimônio.

Além das intervenções artísticas, o projeto fortaleceu seu eixo educativo com a realização do Graffiti Tour, visitas guiadas que receberam ao longo do ano escolas, estudantes e grupos comunitários. “Durante os percursos, os participantes são conduzidos pelos murais e conhecem, de forma acessível e interativa, as histórias por trás de cada obra, aproximando arte urbana, educação patrimonial e memória negra. Os murais também contam com recursos de audiodescrição, ampliando a acessibilidade e garantindo que pessoas com deficiência visual possam fruir das obras e de seus conteúdos históricos”, conta Débora Costa, produtora executiva do projeto.

Com agenda aberta para 2026, o Graffiti Tour segue como uma das frentes permanentes do projeto, ampliando o acesso à arte pública e estimulando o contato direto da população com a história do bairro Patrimônio e com o protagonismo da cultura negra na formação de Uberlândia. Os agendamentos podem ser feitos através do perfil no Instagram do Ponto de Cultura Aljava Cultural @aljavacultural.

“O Circuito de Arte Urbana Reduto Negro se consolida, assim, como uma iniciativa que alia criação artística, preservação da memória e formação cultural, fortalecendo a ocupação simbólica do espaço urbano por meio da arte”, enfatiza Costa.

 

Atendimento à imprensa:

Michele Borges – 34 9.9630-8242

michele.cicloassessoria@gmail.com

Ciclo Assessoria
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Cancel reply

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos